Tanque cheio, meio tanque, gasolina, etanol, gasolina aditivada, premium. Abastecer o carro pode parecer uma coisa simples, mas na verdade, são tantos os pormenores que é preciso entender para fazer o melhor. E dentro disso está a de entender alguns conceitos. Por exemplo, economizar combustível nem sempre está diretamente ligado com a cifra na hora de encher o tanque. Existem outros fatores que interferem na economia do seu carro
O diretor de operações da distribuidora de combustíveis ON Petro, José Debiasi, elenca três dicas simples para colocar em prática e economizar no seu dia a dia, confira:
1 – Regule sempre a pressão dos pneus
Pode parecer que não tem relação nenhuma, mas manter os pneus calibrados corretamente reduz o atrito com o solo, proporcionando maior eficiência e desempenho. Em outras palavras, o carro rende mais e, consequentemente, gasta menos combustível. “Uma pressão adequada dos pneus não só traz economia de combustível, como também reduz a emissão de gases e aumenta a vida útil do pneu”, conta Debiasi. Ou seja, economia em dobro e cuidado com o meio ambiente com a pequena ação de realizar calibragem regularmente.
2 – Saiba a procedência do combustível
Abastecer o carro com combustível de qualidade é algo imprescindível, pois, uma vez eu ele esteja adulterado, pode prejudicar o veículo. “Muitas vezes, uma gasolina adulterada, por exemplo, não é tão prejudicial para o motor do carro. Mas o que acontece é que ela rende muito menos. Ou seja, você tem a ilusão de estar economizando quando na verdade está gastando mais”, explica Debiasi.
Tenha sempre um local de confiança para realizar o abastecimento e procure conhecer o posto. “Pode parecer bobagem, e dificilmente as pessoas prestam atenção neste detalhe, mas o nome do posto, a estrutura, tudo isso é um indicativo importante de confiabilidade. Se nunca viu, procure pesquisar na internet antes de abastecer. Quanto melhor o combustível, mais ele vai render, e um bom posto vai te oferecer essa garantia”, diz o diretor de operações.
3 – Ar-condicionado: na cidade com moderação, na estrada sempre
Sim, ar-condicionado também consomo combustível. Não é mito. “O ar-condicionado tem um compressor que é ligado no motor do carro. Cada vez que você liga ele, gera o gasto de combustível”, relata Debiasi. Por isso, quando estiver na cidade, evite usar de forma desnecessária.
Já ao rodar em estradas, é preferível fechar as janelas e ligar o ar. Isso porque a quantidade de ar que entra pelo veículo muda a aerodinâmica do carro, acarretando em uma pior performance do carro e em mais gasto de combustível.