Com mais de 120 milhões de usuários mensais no país, o WhatsApp se tornou uma ferramenta muito importante na comunicação dos brasileiros. Pensando nisso, reunimos 11 dicas para que as pessoas aproveitem melhor o aplicativo no final do ano e também em 2021. A lista traz funcionalidades já populares como as chamadas de vídeo e outras mais recentes como a introdução de mensagens temporárias. Confira abaixo:
1 – Distanciamento social nas festas de final de ano? Use as chamadas de vídeo
A pandemia está impondo uma nova realidade para as festas de final de ano. Com a necessidade do distanciamento social e a impossibilidade de reunir muitas pessoas, as chamadas de vídeo tornam-se grandes aliadas para aproximar amigos e familiares. Em abril deste ano, o WhatsApp dobrou a capacidade de participantes de 4 para 8 pessoas em uma única chamada de vídeo, tornando mais prático e acessível o contato entre usuários do aplicativo.
2 – Apague conteúdos que ocupam espaço em seu aparelho de maneira simples
Agora os usuários têm mais controle sobre arquivos a serem deletados, incluindo fotos, vídeos e GIFs. O WhatsApp otimizou a ferramenta de gerenciamento de armazenamento e passou a oferecer sugestões simples de limpeza agrupando arquivos grandes e/ou encaminhados com frequência. Também é possível visualizar os arquivos antes de selecionar um ou mais itens a serem apagados.
3 – Personalize suas conversas no WhatsApp
Com essa nova funcionalidade, você nunca mais enviará uma mensagem para a pessoa ou grupo errado no WhatsApp. O aplicativo agora possibilita que você defina papéis de parede diferentes e personalizados para cada conversa. Para mudar o papel de parede, abra a conversa com um contato no aplicativo, toque em mais opções e papel de parede. Você pode escolher entre as suas fotos ou entre os papéis de parede previamente carregados no aplicativo. Ao selecionar o seu preferido, você pode definir se ele será utilizado para todas as conversas ou para um contato/grupo específico.
4 – Ative as mensagens temporárias em conversas individuais ou em grupo
Para tornar as conversas que temos no WhatsApp mais parecidas com as nossas interações pessoalmente, o aplicativo lançou um recurso prático que apaga mensagens após sete dias. Assim, conversas que não precisam ser guardadas para sempre são automaticamente excluídas do aparelho sem ocupar espaço. Vale lembrar que, nas conversas individuais, os dois participantes podem ativar ou desativar as mensagens temporárias. Nos grupos, apenas os administradores têm esta opção.
5 – Silencie grupos ou conversas individuais
Cansado de tantas notificações de suas conversas no WhatsApp? Os usuários podem silenciar as notificações de grupos ou conversas individuais por determinados períodos de tempo (8 horas, uma semana ou para sempre). Ao silenciar uma conversa, você continuará recebendo as mensagens, mas seu celular não vibrará ou emitirá sons para essas notificações.
6 – Destaque o conteúdo de suas mensagens de texto
É possível destacar palavras em suas mensagens de texto no WhatsApp adicionando comandos muito simples. Para colocar palavras em negrito, inclua asteriscos (*) antes e depois do que você pretende ressaltar. Para usar o itálico, acrescente um traço baixo (_) antes e depois da palavra ou frase. Já para incluir aquele risco no meio das palavras (conhecido como tachado), basta usar o til (~) da mesma forma.
7 – Compre de negócios locais com a praticidade do WhatsApp
Muitas empresas já utilizam o aplicativo como um canal simples e seguro para vendas e relacionamento com seus clientes. Ao visitar o perfil de uma empresa no WhatsApp, é possível verificar o catálogo de produtos (caso a empresa tenha configurado um) e adicionar seus itens favoritos a um carrinho de compras. Depois de selecionar todos os produtos, você pode enviar todo o conteúdo do carrinho em apenas um clique, facilitando seu processo de compra e o gerenciamento de pedidos para a empresa.
8 – Se você tem um pequeno negócio, crie uma conta no WhatsApp Business
O aplicativo do WhatsApp pensado para pequenos e médios negócios é gratuito e tão intuitivo quanto a versão convencional. Para baixar, é só procurar WhatsApp Business na loja de aplicativos do seu smartphone e cadastrar o número de celular. Os perfis empresariais te ajudam com ferramentas especiais de organização e respostas rápidas para perguntas frequentes, entre outros. Também facilitam o contato com os clientes por meio de informações úteis sobre a empresa e da criação de um catálogo com produtos disponíveis, descrição, imagem, preço e estoque. Com a recente criação do carrinho de compras, os clientes podem selecionar diversos produtos de uma só vez e fazer o pedido por meio de uma única mensagem.
9 – Previna-se de golpes
O WhatsApp implementou diversas medidas para proteger seus usuários de golpes na plataforma. Para não se tornar a próxima vítima, sempre desconfie de contatos solicitando dinheiro ou pedindo o código de confirmação enviado para seu telefone por SMS. Esse código é utilizado para autenticar sua conta de WhatsApp em outro aparelho e nunca deve ser compartilhado, nem com amigos ou familiares. Uma boa dica é adicionar uma camada extra de segurança à sua conta com a ativação da confirmação em duas etapas, que solicitará um código de seis dígitos se houver uma tentativa de entrada no seu número de WhatsApp.
10 – Saiba como agir caso sua conta seja roubada
Notifique seus amigos e familiares sobre o ocorrido e reinstale o WhatsApp, entrando com seu número de telefone e confirmando o código de seis dígitos que você receberá via SMS. Dessa forma, qualquer indivíduo que estiver usando sua conta será desconectado automaticamente. Caso necessário, entre em contato com a equipe de atendimento do WhatsApp. Mande um e-mail para supp ort@whatsapp.com com o assunto “Conta clonada/roubada (+55 DDD …)” e descreva o ocorrido com o máximo de detalhes possível.
11 – Denuncie mensagens suspeitas
Se algum conteúdo enviado no WhatsApp te causar desconforto ou se você receber alguma abordagem indevida, você pode denunciar o usuário e ajudar a tornar a plataforma um ambiente mais saudável. Sempre que uma conversa com um número desconhecido é iniciada, o usuário tem a opção de denunciar e/ou bloquear este contato/ grupo diretamente no chat. Também é possível realizar esta denúncia pelos dados do perfil. Para isso: abra a conversa; toque no nome do contato ou grupo para abrir os dados do perfil; deslize até o final da página e selecione “Denunciar contato” ou “Denunciar grupo”.