Padrão de TV digital mais recente, ATSC 3.0 será demonstrado na feira e abordado em painel do Congresso SET EXPO 2018

A radiodifusão precisa acompanhar os velozes avanços tecnológicos em termos de imagem, som e conectividade que marcam a produção e consumo de conteúdo nos dias de hoje. Um dos sistemas mais avançados e em total sintonia com essas propostas é o ATSC 3.0, que será demonstrado ao público durante o SET EXPO 2018, entre os dias 27 e 30 de agosto, no Centro de Convenções e no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, e é organizado pela SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, que este ano completa 30 anos.

O sistema americano ATSC 3.0 foi adotado pela Coreia do Sul em maio de 2017 para a transmissão dos jogos olímpicos de inverno e nos EUA já possui regulamentação aprovada para transmissão desde novembro de 2017.

O sistema reúne as vantagens da radiodifusão e da banda larga, oferecendo aos usuários mais transmissões, mais escolhas, mais canais e mais flexibilidade, com estrutura capaz de fazer transmissões de vídeo em 4K com ampla gama de cores e som imersivo, integração entre conteúdo transmitido e conteúdo complementar por celular ou outros dispositivos móveis, possibilitando a segunda tela. Além disso, o ATSC 3.0 amplia as opções comerciais. Com o target advertising, por exemplo, o radiodifusor consegue exibir anúncios personalizados.

No SET EXPO 2018, o visitante poderá ver o ATSC 3.0 em funcionamento no estande do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre e no estande da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde haverá demonstração de aplicações em solução híbrida do ATSC 3.0 e do ISDB-T (Serviço Integrado de Transmissão Digital Terrestre, o padrão japonês adotado pelo Brasil) e do ATSC 3.0 com o IBB (Integrated Broadcast-Broadband). Cristiano Akamine, coordenador do laboratório de TV Digital da Escola de Engenharia do Mackenzie, antecipa que o visitante poderá ver um projeto de gamificação em que ao acertar perguntas de um quiz o usuário ganha como brinde acesso às imagens de câmeras extras de transmissão para assistir a novos conteúdos pela TV ou pelo celular.

Evolução 5G

Durante o Congresso do SET EXPO, que acontece simultaneamente à feira, Akamine moderará o painel “TV Digital Terrestre Avançada – Convergência com 5G”, agendado para a quinta-feira, 29 de agosto, às 16h, e reunirá especialistas para debater o que tem sido feito em diferentes países em relação à TV digital terrestre e quais os avanços observados.

Participarão do painel Skip Pizzi (NAB, Estados Unidos) e Sung Ik Park (ETRI-Coreia do Sul), que compartilharão experiências com o ATSC 3.0. Masayuki Takada (NHK, Japão), abordará as pesquisas para transmissão em 8k com o ISDB-T, e Stan Baaijens (Funke Digital TV,Holanda), trará as perspectivas do DVB, padrão europeu de TV digital. Athul Prasat, da Nokia, vem da Finlândia para falar sobre o 5G-Xcast, projeto que estuda uma solução para transmissão de sinal de TV por meio do 5G. “Temos o padrão americano, japonês, europeu e um novo padrão de telefonia móvel. Seria algo muito disruptivo e mudaria o conceito de distribuição de sinal de televisão”, explica Akamine.

SET EXPO 2018

Data: Congresso: 27 a 30 de agosto | Feira: 28 a 30 de agosto

Horário: Congresso: 9h às 18h | Feira: 12h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho e Centro de Convenções

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo- SP

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.