Busca no Blog

Categorias

Arquivo

Nuvem de Tags

ACSP aplicativos apps Associação Comercial de São Paulo automóveis Black Friday Brasil carga tributária carreira comércio eletrônico consumo crm curitiba e-commerce Edson Campagnolo Facebook FIEP Fiesp Gartner gestão IDC impostômetro indústria inovação Intel internet Linkedin livro mercado de trabalho mobile mídias sociais Paraná Paulo Skaf redes sociais RH sebrae smartphones software startups tablets tecnologia tecnologia da informação turismo Valor Agregado vendas

Mais da metade das marcas sofre queda nas vendas segundo pesquisa

Postado as 0:51 do dia 21/07/15

O cenário da economia brasileira ainda requer muita atenção. O Produto Interno Bruto (PIB) tem tendência negativa para este ano (-1,3% previsão para 2015) e o percentual de desemprego aumenta a cada mês. Com isso, a confiança dos consumidores também é diretamente impactada. De acordo com estudo global da Nielsen “Confiança do Consumidor – preocupações e intenções de gastos ao redor do mundo”, conduzido no primeiro trimestre de 2015, o país está em recessão para 85% dos brasileiros, sendo que em 2014 esse número era de 55% no mesmo período. A inflação é um dos principais contribuintes para essa percepção.

E como consequência, o varejo sente a queda nas vendas. Segundo a última análise da Nielsen Brasil, Tendências Bimestrais, todas as Cestas Nielsen, que agregam mais de 132 categorias de produtos entre Bebidas (Alcoólicas e Não Alcoólicas), Alimentos Perecíveis, Limpeza, Higiene e Beleza, apresentaram uma desaceleração de abril de 2014 a abril de 2015. Além disso, mais da metade das marcas retraíram-3% ou mais nas vendas em volume.

Outro detalhe da pesquisa mostra que as marcas líderes, que tem uma forte representatividade em faturamento, começam a perder espaço para marcas menores. Das 127 marcas líderes, 29% tiveram diminuição no volume de vendas. “A queda na distribuição e aumentos de preço impactaram negativamente a performance dessas marcas”, explica Sabrina Balhes, executiva de atendimento da Nielsen.

No entanto, há oportunidades no mercado. Mesmo com cenário negativo, 40% das marcas líderes conseguiram crescer com estratégias em distribuição, ofertas e novos produtos (sabores e variantes). “O momento é de muito desafio e, por isso, promover ações assertivas é um excelente caminho”, afirma Sabrina. “As marcas líderes devem encontrar a melhor equação de custo benefício, pois o consumidor está em um momento de escolhas por questões econômicas; já para as marcas desafiantes, há uma grande oportunidade para gerar experimentação e ganhar a lealdade de novos consumidores”.

Hipermercados perdem 4,2 milhões de consumidores

Segundo o estudo da Nielsen, a estrela do momento é o Cash & Carry, popularmente conhecido como “atacarejo”. Enquanto os hipermercados perderam 4,2 milhões de consumidores de maio de 2014 a abril deste ano, o Cash & Carry cresce acima da média do mercado e, atualmente, o canal é maior do que o hipermercado em penetração, impulsionados, principalmente, pelas classes AB e DE.

Classe C é a que mais desacelera o consumo

Como visto em pesquisas anteriores, a classe C perde importância e deixa de ser o motor do consumo. É a classe que mais racionaliza a compra, com estabilidade em frequência no ponto de venda e menor aumento no ticket médio.

Related posts:

  1. O poder das mulheres nas vendas
  2. Pesquisa aponta a importância do conteúdo para as marcas no relacionamento com e-consumidores
  3. Quase 85% das vendas da GoPro são para jovens de 18 a 34 anos, revela pesquisa
  4. Semana Black Friday não impulsiona varejo físico e vendas registram queda, aponta indicador do comércio da Serasa Experian
  5. Região Sul do Brasil é a mais sensível a preços da América Latina

Comente! / Comportamento, Consumo, Empresas, Finanças, Gestão

Os comentários estão fechados.

Enquete

O QUE VOCÊ PROCURA NO VALOR AGREGADO ?

View Results

Loading ... Loading ...

Twitter


Notice: Undefined variable: twits in /var/www/html/gilbertocampos.com.br/web/wp-content/themes/valor-agregado/functions.php on line 34

Vídeos

veja mais

Todos os direitos reservados


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/html/gilbertocampos.com.br/web/wp-content/plugins/addthis-welcome/views/page_include.php on line 14

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/html/gilbertocampos.com.br/web/wp-content/plugins/addthis-welcome/views/page_include.php on line 16

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/html/gilbertocampos.com.br/web/wp-content/plugins/addthis-welcome/views/page_include.php on line 18

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/html/gilbertocampos.com.br/web/wp-content/plugins/addthis-welcome/views/page_include.php on line 20